Cruzamentos
Na criação de canários mosaico, é dificil estabelecer prioridades.
Como exigência do criador, torna-se necessário estabelecer um modelo de mosaico completo (máscara cheia-intensa, peito muito marcado) para os machos, ao contrário a fêmea deve apresentar, lipocromos intensos e uma bela linha oular (fêmea de exposição).
Uma cabeça bem redonda, para fazer realçar a máscara.
A presença dum factor "óptico" que determina a intensidade do lipocromo e o factor "craie" que determina um manto branco opaco, luminoso e sedoso.
Presentemente os especialistas deste factor, possuem conhecimentos profundos exigindo do riador uma orientação certa para a linha que pretendem criar, a saber:
■Linha Macho
■Linha Fêmea
■Linha Intermédia significa que teremos 3 linhas distintas
Linha macho
Macho máscara cheia e lipocromo intenso X Fêmea com másara e lipocromo intensos
Deste crusamento apenas resultam machos para as exposições, pois apresentam as características referenciadas.
As fêmeas apresentam liporomo intenso na cabeça (máscara umas maiores outras menores ) não servem para exposição mas são de grande valor para produzirem bons machos.
Linha Fêmea
Macho com máscaras reduzidas ao mínimo sem lipocromo sob o bio idênticos as fêmeas, que são utilizadas no cruzamento n.º1.
X
Femêa apenas com uma bela linha ocular (exposição) mas sempre com um lipocromo intenso.
Deste cruzamento resultam belas fêmeas, para serem expostas em concurso. Quanto aos machos, apresentam as características idênticas às fêmeas referenciadas no cruzamento n.º1 não servindo para as exposições.
Linha Intermédia
Macho com máscara intensa, mas com menos intensidade de lipocromos (zona de eleição da cabeça delimitada na sua extensão)
X
Fêmea apenas com uma bela linha ocular, ou com máscara
Deste cruzamento resultam:
•Machos intermédios
•Fêmeas de exposição
•Fêmeas com másara mais ou menos intensa
O mosaico é um verdadeiro canário de desenho, sendo o contraste de cores, de grande importância na sua seleção.
Ao contrário do que muitos criadores de ideias tradicionais pensavam e diziam, que era benéfica a introdução do factor marfim em possíveis acasalamentos, este conceito é totalmente errado.
Sem comentários:
Enviar um comentário